segunda-feira, 17 de junho de 2013

Sequência didática texto: Fuga de Fernando Sabino

Sequência Didática

Texto: Fuga

Autor: Fernando Sabino


Público alvo: 6º ano


Recurso: Cópia do texto e da interpretação do texto para todos os alunos.


Objetivo:

·        Ativação de conhecimento de mundo.
·        Leitura compartilhada (Interação).
·        Localização de informação / comparação de informação. 
·        Produção de inferências globais.

Duração: 02 aulas até 03 aulas

Etapas
1º passo:  Os alunos iniciariam com uma leitura silenciosa.
2º passo:  Após a leitura silenciosa, iríamos iniciar com uma leitura compartilhada.
3º passo: Questiona-los para que eles narrem suas experiências ou histórias que conhecem sobre o assunto.
4º passo: A interpretação do texto.

Interpretação de Texto:

a) Existe alguma relação entre as experiências narradas e o texto?

b) Você concorda com a atitude do pai ao irritar-se e pedir que ele parasse de empurrar a cadeira? Por quê?


c) Ilustre o que você entendeu sobre o texto. (Para os alunos que apresentem dificuldade)

d) Você considera correta a atitude do pai quando trancou a porta? Você acha que com essa atitude ele resolveu o problema?


5º passo: Produção de inferências globais

1- O que pode se afirmar no texto, que não está dito?
a- que o menino é mau criado
b- que o menino queria atenção
c- que o pai estava cansado


2- O que demonstra a falta de atenção do pai?
a- o pai não percebe a ausência do filho
b- o pai não procura o filho
c- a calma que se instalou no lugar



3- Podemos afirmar que o menino não tinha atenção do pai? Sim (   ) ou Não (   ) Qual a passagem do texto que confirma sua resposta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário