Texto: Fuga
Autor: Fernando Sabino
Público alvo: 6º ano
Recurso: Cópia do texto e da interpretação do texto para todos os alunos.
Objetivo:
·
Ativação
de conhecimento de mundo.
·
Leitura
compartilhada (Interação).
·
Localização
de informação / comparação de informação.
·
Produção
de inferências globais.
Duração: 02 aulas até 03 aulasEtapas
1º passo: Os alunos iniciariam com uma leitura silenciosa.
2º passo: Após a leitura silenciosa, iríamos iniciar com uma leitura compartilhada.
3º passo: Questiona-los para que eles narrem suas experiências ou histórias que conhecem sobre o assunto.
4º passo: A interpretação do texto.
Interpretação de Texto:
a) Existe alguma relação entre as experiências narradas e o texto?
b) Você concorda com a atitude do pai ao irritar-se e pedir que ele parasse de empurrar a cadeira? Por quê?
c) Ilustre o que você entendeu sobre o texto. (Para os alunos que apresentem dificuldade)
d) Você considera correta a atitude do pai quando trancou a porta? Você acha que com essa atitude ele resolveu o problema?
5º passo: Produção de inferências globais
1- O que pode se afirmar no texto, que não está dito?
a- que o menino é mau criado
b- que o menino queria atenção
c- que o pai estava cansado
2- O que demonstra a falta de atenção do pai?
a- o pai não percebe a ausência do filho
b- o pai não procura o filho
c- a calma que se instalou no lugar
3- Podemos afirmar que o menino não tinha atenção do pai? Sim ( ) ou Não ( ) Qual a passagem do texto que confirma sua resposta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário